sábado, 8 de maio de 2010

Na ultima enquete que fiz, percebi que o maior problema, a justificativa mais votada pelo pessoal, foi a falta de dinheiro, a minha intenção com esta enquete foi justamente saber qual desses assuntos, nos quais me considero expert :-) está afligindo mais os meus leitores.

Por este motivo, convido você, caro amigo, a fazer uma reflexão comigo, será que todos os milionários que conhecemos ou ouvimos falar nasceram com dinheiro no bolso? será que todos eles herdaram as suas fortunas ? Será que eles não tiveram vida social durante muitos anos para poder juntar dinheiro ?? agora a pergunta de ouro, será que eles nunca estiveram endividá-dos ??? será que eles nunca ficaram com o cartão de crédito estourado ou a conta corrente no negativo ? Eu acredito que tudo isso não passa de um mito.

É mais fácil e conveniente para nós pensar assim, a final de contas, é mais fácil reclamar e dizer, não tenho sorte mesmo, estou satisfeito com o que tenho, ser rico é complicado, é para quem tem sorte, ahh, ele teve sorte, ele teve oportunidades, etc, etc, etc, se formos pensar, todo mundo tem desculpas muito convincentes, porém até onde isso vai levar essas pessoas ? Até onde você vai chegar reclamando ? A resposta é, a nenhum lugar !!!

Beleza Leandro, é muito fácil falar, certo ? Provavelmente tu é mais um desses caras que teve sorte e agora está ai, se gabando, dizendo o quanto é fácil vencer na vida, aposto milzinho ai contigo que tu vivia reclamando das mesmas coisas !!! Verdade, eu vivia reclamando das mesmas coisas, é por isso que hoje estou aqui escrevendo isto com toda a convicção do que falo, eu vivia reclamando, achando que tudo que eu passava era culpa de outra pessoa ou simplesmente por que eu não tinha sorte, vivia atirado em um banquinho que sempre menciono nos meus artigos, mostrando a todas as pessoas o quanto eu era um pobrezinho, abandonado por tudo e por todos, um tadinho sem oportunidades, até que um dia caiu a ficha. Quanto tempo fiquei sentado, reclamando, vendo dias preciosos passando na minha frente, nossa, hoje olho para trás e chego a ficar vermelho de vergonha !



Mas Leandro, onde tu queres chegar com isso, meu amigo, quando caiu a minha ficha, eu me levantei daquele banquinho, e pensei, caramba, se eu mudar isso e isso, eu posso conseguir mais isso !! Olha que interessante a colocação, se EU fizer alguma coisa, vou ter (EU) uma mudança na minha vida.



Quando eu comecei a ver que poderia alcançar os meus resultados, quando eu vi que poderia conquistar tudo aquilo que muitas pessoas achavam que era impossível de se conquistar, larguei tudo que tinha, o conforto, a segurança, peguei uma mala de roupas, um computador que nem pago estava ainda, tirei um empréstimo no banco de R$ 1.000 (o que se faz com R$ 1.000 hoje ? ) e vim para são paulo, ahh, tudo bem, eu trouce sim mais uma coisa, confesso, uma dívida de R$ 5.000 (agora tá mais fácil certo ?).



Bom com tudo isso, a minha ideia era, ficar em um kit-net com meu sogro (na época ainda não era sogro) e minha namorada, os trés em um cubículo de 4x3 metros, acredita nisso ? 3 pessoas amontoadas em um espaço desses !!! minhas roupas ficaram uns 3 meses dentro da mala, eu tomava banho e pendurava as minhas roupas em uma cadeira, não era fácil.



Em pouco tempo, meu sogro e minha namorada se mudaram, foram para um apartamento maior, e eu fiquei com o kit-net só para mim, agora tá bom né ?? 4x3 só para mim, nossa, só alegrias !!! Seria bom ver só o lado positivo da coisa, mas não foi bem assim, a vontade de estar perto da minha namorada ..., sem nada, só a mesma mala de roupas e um computador, fiquei mais 3 meses sem geladeira, cama, ou fogão, quem dirá ventilador, no inverno, ganhei do meu sogro uma manta (já que não tinha trazido nenhuma), eu comprava um litro de leite de manhã, abria ele e tomava meio litro, e a noite mais meio litro para que o leite não estragá-se, comida, só em restaurante, e restaurante era nome xique para o lugar onde eu comia, cama ? Ganhei um colchão de uma alma caridosa, até ai o meu patrimônio estava grande :-).

Algo que ainda não contei é que cheguei em são paulo em uma sexta-feira, e no sábado estava largando currículo na área em que eu queria trabalhar (minha atitude poderia ter sido reclamar e voltar com o rabo entre as pernas dizendo que aqui a vida é difícil, que não consegui e que eu era uma pessoa de má sorte mesmo, mas …), fiquei uma semana inteira em estado de choque pensando que esta era minha última oportunidade, a final de contas, se eu não consegui-se trabalho, o que faria, não poderia voltar, por que dos mil reais que eu tinha 500 tinham ido de caução no kit-net, eu ainda tinha 500 para aguentar até conseguir um emprego e ainda mais 30 dias para o meu primeiro salário ser pago. Consegui na sexta-feira seguinte a minha chegada, apôs ter gasto um bom troco de condução para ir nas entrevistas, um emprego como administrador de redes de uma empresa de São Paulo, foi ai que comecei a brigar por um espaço no mundo !! junto com o trabalho durante o dia, comecei a dar aulas de informática básica em uma escola da Microlins, perto da minha casa, saia do trabalho as 17:30, ficava uma hora e meia no ônibus (não dormindo, mas estudando !!!) e as 19:00hs estava dando aulas de informática básica, hardware e redes, sábado eram só aulas !!

Um tempo depois, devido algumas viradas dessas que o destino dá na gente, minha namorada veio morar comigo, mais assustado ainda, já que agora eu tinha uma responsabilidade de proteger ela, começamos a cuidar um do outro, ela me ajudou a organizar as minhas finanças, ahh se não fosse ela !!! eu mudaria aquele ditado de que por trás de um grande homem tem uma grande mulher para, ao lado de um grande homem, sempre tem uma grande mulher !!!



Ela me ajudou a pagar cada centavo das minhas dívidas, eu liguei para todas as empresas e pessoas que tinha ficado devendo, expliquei a minha situação, mostrei o interesse em pagar e renegociei tudo, paguei parcela por parcela, até que veio a ultima delas, tivemos que comemorar.



Começamos a juntar um trocado com a minha noiva !! o que !!! noiva ??? sim :-D eu fiquei noivo nesse meio tempo, a final, Deus colocou uma pessoa maravilhosa na minha vida !!



Juntamos um dinheirinho, e eu pensei, preciso dar um passo além, o que posso fazer para mudar, não aguento mais morar nesse kit-net apertado, de aparência ruim !!! a gente só tinha dinheiro para o essencial, foi ai que fiz um contato que mudou a minha vida, falei com uma pessoa que trabalhava em uma das empresas que eu mais admirava, a meu ver a melhor escola de software livre do brasil, a 4linux !!! esta pessoa me indicou um nome, e foi este nome, “Cesar” (hoje um grande amigo) que me ajudou a chegar até aqui. Fui para uma entrevista na escola e fui convidá-do a ministrar aulas na formação de administradores de sistemas GNU/Linux, larguei as aulas de informática básica e redes e me dediquei a dar aulas na 4linux, pegava todas as turmas que apareciam, peguei turmas durante a semana a noite, sábado e domingo, quando tocava o telefone ou vinha um e-mail falando de uma turma, eu nem lia, mandava logo um “eu quero !!” me coloca nessa turma ai !!! passei por 3 meses onde mal parava em casa, trabalhava de dia, dava aulas a noite, sábado e domingo, quando não tinha turma, eu dava manutenção em computadores pela cidade, me cansei de andar com um guarda-chuva em uma mão, um gabinete de computador na outra mão e uma mochila pesada nas costas, quem me via passando na catraca não sabia se ria ou se chorava, meu guarda-chuva trancava na catraca, caia no chão e se abria, nossa, bota mico nisso !



Mas bem, com esse correria toda, conseguimos saldar tudo que devíamos (como as nossas rendas eram inferiores as nossas despesas, terminamos contraindo de forma natural, algumas dívidas com o banco), e conseguimos fazer uma pequena poupança, meu salário aumentou e eu decidi abrir uma empresa de consultoria em tecnologia da Informação, foram outros meses de dor ! A burocracia para abrir a empresa, os custos, me deixavam apavorado, mas levei a coisa adiante e foi ai que minha vida começou a dar uma viradinha, consegui mais clientes, implementações em empresas grandes, e nossa poupancinha aumentando, durante todo esse tempo. Muito se engana, quem acha que minha noiva estava só olhando, ela estava do meu lado !! fazendo sites até de madrugada para ganhar mais dinheiro, ela ia no horário de almoço a entrevistas de emprego para conseguir aumentar a nossa renda, foram meses de muita, muita luta, demos o nosso sangue para conseguir sair da “miséria” (descrevo miséria como um ponto onde não se faz nada, somente ganhamos para sobreviver, a minha ideia de não ser miserável é a pessoa que tem condições de usufruir pelo menos de alguns prazeres da vida).



Depois de alguns meses, muitas coisas aconteceram durante isso (se eu fosse contar tudo, ia logo escrever um livro :-P ), casamos, ganhamos um dinheiro de presente com o qual fomos passar nossa lua-de-mel em Ilha Bela (belíssima ! ), ao contrário do que muitos pensariam, sabe o que fizemos na nossa lua-de-mel ? Comemos lanches feitos no quarto, caprichamos no café da manhã que era incluso e a noite sanduíche !! DALE SANDUÍCHE !!! para completar a tacada, entramos em negociação com o hotel onde ficamos para desenvolver um site para eles, de forma a ganhar hospedagem de graça !!! e não é que fechamos mesmo !



Voltamos para São Paulo com um projeto novo, descanados (depois de 3 dias de lua-de-mel :(, só 3 dias).



Neste tempo, já estávamos em um apartamento maior !! nossa, quando eu entrei no apartamento a primeira vez, corria que nem criança, o apartamento era enorme !! lindo !!! o piso de parqué brilhava !!!



Aos poucos, comprando as coisas para nosso apartamento, fomos crescendo, amadurecendo, ficando mais próximos um do outro, é por isso que hoje agradeço a Deus, por que sem Ele nada disso teria se tornado realidade.



A minha luta foi grandíssima para chegar aqui hoje, mas não me arrependo disso, pelo contrário, me arrependo de não haver começado a lutar antes.



Com o valor que juntamos na nossa poupança, decidimos começar a investir em algum negócio, um amigo que convidava para ir conhecer a corretora deles em Porto Alegre, mas eu sempre retrucava que eu ainda não era um milionário para ficar viajando para conhecer o escritório dele :D. Foi ai que um dia ele me falou, cara eu te banco tudo, vem ver o funcionamento do mercado que tu vai querer largar tudo para trabalhar com isso, eu ri, mas achei que poderia ser a saída para a nossa estagnação, nós estávamos trabalhando tanto, não tínhamos mais como assumir nenhum projeto e as nossas rendas estavam limitadas, chegamos a vender bijuterias e bolsas da 25 de março !! acredita nisso ? Íamos no sábado na 25, comprávamos um monte de bijuterias e bolsas e mandávamos para o Rio Grande do Sul para serem vendidas pela minha sogra, o negócio não deu muito certo :( mas aprendemos muito !



Fui para Porto Alegre, conheci o mercado, voltei fascinado e decidi largar a minha paixão (trabalhar com tecnologia da Informação), minhas certificações conquistadas com muito suor e começar a estudar sobre investimentos, pegamos a nossa poupança, coloquei na bolsa de valores, e comecei !!! meus primeiros investimentos me mostraram na prática o que eu tinha lido em todos os livros sobre investimentos em Bolsa, nunca deixe as emoções liderarem !! eu deixei, perdi mais de 20% do nosso capital, comecei a fazer day trades (compra e venda do mesmo ativo no mesmo dia) com mini Índice, um mercado muito alavancado (alavancado por que a gente investe 1000 mas é como se estive-se investindo 10 vezes mais, ou seja, eu colocava mil, mas ganhava sobre dez mil, consequentemente, perdia sobre dez mil também), perdi mais 20% do nosso capital em menos de duas semanas.



Pensa que desisti ? Que nada , estou aqui para mostrar que a palavra persistência pode mudar a sua vida ! Comecei a me questionar sobre o por que estava só perdendo, ganhava 400 perdia 500, ganhava 200, perdia 400, estava apavorado !! mas não perdi a cabeça, pelo contrário, fiz o que a maioria das pessoas comuns não faria ! Revi os meus passos, corrigi o que estava errado e fui adiante, comecei a recuperar o nosso capital, e em menos de 2 meses estava com tudo de novo. Minha esposa foi novamente a chave fundamental para tudo isso ! Ela me apoiou em todos os momentos, mesmo vendo o dinheiro que ela também havia lutado para conseguir se evaporando com as minhas operações, ela me apoiou e disse, confia em Deus, Ele vai te orientar nas tuas operações, e orientou !



Com o passar dos dias, o mesmo amigo que me chamou para conhecer a corretora me falou de uma prova que eu poderia fazer para me tornar um Agente autônomo de investimentos, a prova para certificação da ANCOR, quando fui me inscrever, tinham esgotado as vagas, a próxima seria só daqui 3 meses, eu terminei me desmotivando um pouco, já que tinha feito uma imagem de mim trabalhando com aquilo !! sonho !! mas do nada, faltando uma semana para a prova, entram dois e-mails na minha caixa de entrada, falando de duas vagas liberadas para a prova, sai feito louco para me inscrever, consegui uma vaga na outra semana, mas como o tempo era curto, larguei o trabalho, parei com as aulas e fiquei uma semana inteira sem sair de casa, só estudando, lia, lia e lia de mais, fiz o simulado da prova, ainda faltava um pouco de estudo, imagina um cara que só falava de linux, discutia em aniversário de criança dizendo que linux era de mais !! etc, falando agora de economia :-/. Não parecia dar certo, mas novamente, confiando em Deus, eu falei, vou e vou passar, vou e vou passar !!!



Fui uma semana depois de começar a estudar, e passei !!! passei !!!!!!!!! a adrenalina era de mais, eu tive pouco tempo, larguei todas as fontes de renda que tinha e me dediquei a estudar para essa prova ! Os meus rendimentos começaram a vir dos meus investimentos, o meu amigo em porto Alegre me ajudou incondicionalmente, me ensinou operações que me ajudaram a alavancar os meus ganhos, fiz contato com algumas pessoas da XP Investimentos, e graças a Deus, uma pessoa, chamada Milena, gostou da minha história e repassou o meu e-mail para a pessoa certa, e foi ai que começou o meu segundo tempo, mais um nome na minha lista de agradecimentos, André Albo, o cara que me abriu esta porta, hoje, faço parte de uma família chamada XP Investimentos, a história desta corretora não só me serviu de inspiração, como me ajuda a perceber que tudo está na luta, quem luta, consegue, esse é o lema !



Então meu amigo, a minha intenção não é de me gabar, nem de parecer o cara, mas sim, de ajudar a quem respondeu que o problema era dinheiro a perceber que o problema não é o dinheiro, e sim o que fazemos para mudar as nossas vidas.



Hoje, graças ao meu trabalho, tenho o prazer de conversar com pessoas das mais diversas ramificações da sociedade, muita delas com condições muito boas de vidas, e outras nem tanto, qual a diferença, atitudes, nenhuma delas é melhor do que a outra, simplesmente encaram a vida de forma diferente, é estressante ir na 25 de Março ? Nossa, só quem vai sabe o que é, mas, a gente ia, ficava um dia todo lá comprando bijuterias para revender ! É estressante ficar madrugadas fazendo sites ? Nossa, e como, mas pergunta para minha esposa se ela se arrepende de ter feito isso ? Eu garanto que a resposta dela será, eu faria tudo de novo se fosse preciso !



Ainda não estamos onde queremos, mas estamos na estrada, o caminho é longo, mas a cada passo que damos, mais perto ficamos da linha de chegada !

Quanto mais tempo ficamos parados, mais tempo demoramos em chegar onde queremos.



Esta é a minha deixa: “Dime o que fazes, te direi o que serás” :-D



Um grandíssimo abraço, fique na paz e corra atrás daquilo que sonha, os sonhos nos mantem vivo !

3 comentários:

  1. Leandro, encontrei você quando procurei por instalação do Cacti, que estou fazendo nesse momento.

    Sua história é motivadora! Também trabalho com TI, há 15 anos, e invisto como home broker, pela Banif.

    Gostaria de manter contato, para me inspirar mais com seus posts.

    $u$$e$$o pra você.

    wpereiratecno @ twitter

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Wagner, é uma alegria inexplicável a alegria de receber esse tipo de comentário, quando tu me falou que me achou devido a uma postagem do Cacti, fiquei pensando dos tempos de quebrar a cabeça com TI, muito bom, hoje eu quebro a cabeça com outro mundo que tu também já conheces.

    Fico muito grato pelo teu comentário e pode ter certeza que mais motivador para mim é isso, saber que de alguma forma estou ajudando outras pessoas.

    Estou a inteira disposição, se quiser me adiciona no msn: lbenitez.ti@gmail.com (também e-mail) e fica a vontade de entrar em contato, qualquer coisa me passa um e-mail que te coloco no meu CRM e te ligo para passar algumas informações do mercado.

    Independente de qual corretora tu operas, estou ai para ajudar.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. é gaucho te conheço a pouco tempo , mais ja sabia dessa sua historia quando te conheci na 4linux ,, voce foi e é um verdadeiro guerreiro ,parabens ,,, o pior foi aguentar as piadinhas dos paulistas rrss abraços camarada

    ResponderExcluir